Dicas de Beleza

Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa

Saúde dos cabelos

Uso de demaquilantes

 

 

Cuidados com a pele ressecada e/ou descamativa

Não tome banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele.

Evite se ensaboar demais e não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves, "hidratantes".

Se tomar 2 banhos por dia, ensaboe o corpo todo em apenas 1 deles.  No outro, só ensaboe as áreas de dobra de pele (axilas, regiões inguinais e nádegas).

Logo após o banho, com a pele ainda úmida, use um hidratante nas áreas ressecadas. Procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.

Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.

topo

 

Saúde dos cabelos

Quem não conhece a expressão - o cabelo é a moldura do rosto? Durante o inverno os cabelos estão mais expostosao frio e à baixa umidade, e as doenças do couro cabeludo costumam se agravar colocando em risco a beleza e saúde dos fios.

A caspa, a queda dos fios e a coceira exigem cuidados redobrados.

A caspa é caracterizada por placas brancas que caem sobre os ombros podendo ser seca ou oleosa. A oleosa éconhecida como seborréia. A dermatite seborréica não é contagiosa, é considerada a forma mais grave de caspa, caracterizada por vermelhidão, coceira e inflamação do couro cabeludo. Pode ser provocada pela oleosidade em excesso, estresse ou fungos. A caspa enfraquece os fios podendo causar queda anormal dos cabelos e provocar coceiras.

A queda dos cabelos pode ser provocada por alterações do folículo piloso, que é a estrutura capaz e produzir um pêlo. Se o folículo piloso for totalmente destruído não haverá mais crescimento de forma permanente. Essas alterações podem ser mecânica 

como escovação em excesso, penteados que tencionam os cabelos; ou físicas como o uso de tratamentos químicos (tinturas, cremes alisantes, descolorante e outros) que podem danificar os fios tornando-os frágeis. A queda também pode ser provocada por doenças infecciosas que devem ser diagnosticadas por um médico dermatologista.

Dica para um cabelo saudável:

Evite banhos quentes: a água quente abre a cutícula dos fios deixando-os desidratados, além de aumentar a oleosidade.

Utilize xampu e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo: não utilize o xampu diretamente no courocabeludo, espalhe nas mãos e depois nos cabelos e couro cabeludo. O excesso de xampu pode provocar irritação, descamação e a queda dos fios. Não utilize condicionador na raiz dos cabelos, use-o somente nas pontas.

Evite dormir com cabelos molhados ou úmidos: a umidade deixa os cabelos fracos e quebradiços, além de facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias. Nesse caso também evite utilizar chapéus, bonés e boinas, eles aumentam a oleosidade e umidade facilitando o desenvolvimento desses micro-organismos.

Antes de utilizar o secador aplique um protetor térmico que ajuda a diminuir os danos que o calor pode causar.

Alimente-se de forma saudável para garantir fios fortes e belos: hidrate e corte seus cabelos periodicamente, evite o estresse excessivo.

Procure um dermatologista no caso de sintomas no couro cabeludo, ele irá prescrever o melhor tratamento. Não utilize medicamento sem orientação médica.

Com esses cuidados é possível prevenir os danos que podem comprometer a saúde e beleza dos seus cabelos, garantindo assim fios bonitos, fortes e saudáveis em todas as estações do ano, afinal, o cabelo é a moldura do seu rosto.

Dra. Cristiane Paes de Barros (CRF-RJ 15104)

topo

 

Uso de demaquilantes

Para deixar sua pele mais bonita e saudável, não se esqueça de utilizar demaquilantes ao final do dia e proporcionar um momento de limpeza e relaxamento.

O ideal é lançar mão de um bom tônico e após um hidratante que seja compatível ao seu tipo de pele.

Munike Cavalcante

topo



CENTRAL DE ATENDIMENTO
Contato
BELEZA FAZ BEM A SAÚDE
Dicas de Saúde
Dicas de Beleza