Dicas de Saúde

Aproveite a folia com saúde

Férias faz bem à saúde!

DEZEMBRO LARANJA? É isso mesmo!

Novembro Azul

Outubro Rosa - Conheça os benefícios da mamografia preventiva

Exercícios aeróbicos ao ar livre

Cuidados com a pele no inverno

Cuide de sua saúde no inverno

Conselhos valiosos para mães de primeira viagem

Cuidados durante o outono

A Saúde da Mulher

Como se proteger da Zika

Férias saudáveis: cuidados importantes

Dezembro Laranja: prevenção e diagnóstico do câncer de pele

Novembro Azul: mês de conscientização pela saúde do homem

5 dicas de estilo de vida saudável para crianças  

9 dicas para uma vida mais saudável

8 dicas para espantar a preguiça matinal

6 dicas de saúde para as férias

8 dicas para afastar as doenças no inverno

8 passos para uma gravidez saudável

Páscoa sem culpa: por que o chocolate faz bem à saúde

Mês da Mulher: Dicas para melhorar a sua qualidade de vida!

Cuidados com o sol no verão

Físico e saúde em dia

Cortes ou ferimentos

Queimadura

Urticária e Brotoejo

Problemas respiratórios

Dicas de saúde para o verão

Protetor solar e o inverno

 

 

 

Aproveite a folia com saúde

 Os foliões de carteirinha já estão cantando e dançando pelas ruas e salões do Brasil. Mas “com tanto riso, tanta alegria”, muitos se esquecem dos cuidados básicos com a saúde, e alguns acabam cometendo excessos. 

Confira algumas dicas para você curtir bem o Carnaval.

Usar roupas leves e sapatos confortáveis evita o excesso de calor e a formação de calos e bolhas. Durante o carnaval, é comum ficar muito tempo de pé. Assim, o ideal é usar tênis com meia e massagear os pés no fim da noite ou no início da manhã.

Evitar exposição direta ao sol, principalmente entre 10 e 16h. Sempre usar óculos escuros e chapéus. O protetor solar é indispensável e deve ser reaplicado a cada duas horas.

Moderar nas bebidas alcóolicas para não passar por situações embaraçosas, não encarar ressaca no dia seguinte ou consequências mais graves. Lembre-se: álcool não combina com direção!

Beber bastante água ajuda a manter o corpo hidratado; minimiza mal-estar e ainda contribui para a eliminação do álcool ingerido, evitando a ressaca. 

Usar preservativo em todas as relações íntimas é a melhor forma de se evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes genital e aids. Preserve-se.

Fonte: https://www.tuasaude.com/dicas-para-garantir-a-folia-do-carnaval/

topo

 

Férias faz bem à saúde!

Todo  mundo quer tirar férias, viajar e relaxar. Isso é bom! E fica ainda melhor quando estudos comprovam que, mais do que prazer, sair de férias faz muito bem à saúde. Confira!

Menos estresse - um dia de folga já ajuda a reduzir os hormônios do estresse e a diminuir a pressão arterial. Então, imagine o que uma semana ou mais podem fazer por você? Desde dar um aspecto mais jovem até espantar resfriados e gripes durante o ano. 

Mais afeto - sair da rotina ajuda a reforçar laços familiares.

Mais energia - as férias podem ser o tempo de que você precisa para renovar as energias e, até mesmo, melhorar seu desempenho no trabalho, principalmente, se você deixar a tecnologia um pouco de lado e colocar o sono em dia. A explicação é que o estresse pode impactar na hora de tomar decisões, segundo estudo da National Institutes of Health. 

Mais alegria - um estudo da Wisconsin mostrou níveis mais baixos de tensão e depressão em pessoas que tiram férias com mais frequência (uma ou duas vezes ao ano). O simples fato de saber que as férias estão próximas já deixa o ser humano mais feliz.

Fonte: https://saude.terra.com.br/bem-estar/site-lista-5-beneficios-que-tirar-ferias-traz-a-saude

topo

 

DEZEMBRO LARANJA? É isso mesmo!

O Dezembro Laranja vem para alertar a importância da prevenção do câncer de pele, o mais comum entre os tipos de câncer.
Como o verão está chegando, e a exposição ao sol é responsável por cerca de 90% dos casos, vale destacar formas importantes de prevenção.

  • Fique fora do Sol entre 10h e 16h, quando é grande a incidência dos raios ultravioleta B, causadores do câncer de pele.
  • Todo filtro solar deve ser passado no corpo, pelo menos, 20 minutos antes da exposição ao Sol, para ser absorvido e começar a agir. Em geral, uma camada de filtro solar é capaz de proteger a pele por duas horas. Depois desse tempo, é necessário reaplicar o produto.
  • Proteja-se do Sol também com boné, chapéu, guarda-sol...
  • Fique longe de câmaras de bronzeamento! Elas não são uma forma segura de obter bronzeado.
  • Examine sua pele periodicamente. Se observar manchas que coçam, descamam ou sangram e que não consegue cicatrizar ou pintas que mudaram de tamanho, forma ou cor, procure um dermatologista. Um diagnóstico precoce apresenta bons índices de cura.

Fonte: http://biosom.com.br/blog/saude/cancer-de-pele/

topo

 

Novembro Azul

O Outubro Rosa, que conscientiza mulheres sobre o câncer de mama, foi embora, deixando o lugar para o Novembro Azul. 
Agora, é tempo de alertar os homens da importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata.

Segundo o Inca – Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). 
Entre os fatores de risco da doença, estão: a idade avançada (cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos), o histórico familiar da doença, os fatores hormonais e ambientais, além dos maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o excesso de peso. 

Quando o assunto é câncer de próstata, o preconceito ainda é o maior inimigo. 
Preste atenção na sua saúde. Consulte um urologista. Busque uma vida melhor.

Fonte: http://saude.consultaclick.com.br/9253/saude-do-homem

topo

Outubro Rosa - Conheça os benefícios da mamografia preventiva

Estamos no Outubro Rosa! Vamos, então, falar de saúde feminina?

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. 

Ao realizar o autoexame de mama e encontrar alguma alteração, a mulher deve, imediatamente, procurar um médico, para realizar exames mais completos como a ultrassonografia e a mamografia.

  • Quando o câncer é detectado em estágio inicial, com a identificação de tumores pequenos e tratáveis, as chances de cura são de até 95%.
  • Mesmo sem alterações no autoexame, os médicos especialistas recomendam que mulheres, a partir dos 39 anos, realizem a mamografia a cada dois anos.
  • Em cada 10 tumores diagnosticados, oito são classificados como benignos, o que ressalta os benefícios da mamografia preventiva.

Fontes: http://previva.com.br/beneficios-da-mamografia/http://www.oncoguia.org.br/

topo

 

Exercícios aeróbicos ao ar livre

Exercícios aeróbicos são atividades físicas ritmadas que utilizam o oxigênio na geração de energia para os músculos, contribuindo para o fortalecimento do coração, do sistema respiratório e para a redução da gordura corporal.

Confira nossas dicas para a prática de exercícios aeróbicos ao ar livre.

- Caminhada é o exercício físico mais simples e o mais praticado.

- Se você quiser aprimorar sua caminhada, comece a intercalá-la com corridas.

- Andar de bicicleta tonifica os músculos das coxas, glúteos e panturrilhas, e ainda é muito agradável.

- Pular corda é um dos mais completos exercícios. Com 20 minutos diários, você pode perceber uma incrível melhora de preparo e queima de gorduras.

- O polichinelo é uma sequência de movimentos de braços e pernas realizados de maneira sincronizada que também proporciona uma rápida queima de calorias.

Fonte:http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/esporte/veja-10-dicas-de-exercicios-aerobicos-ao-ar-livre/

topo

 

Cuidados com a pele no inverno

Durante o inverno, a umidade do ar fica menor, e as temperaturas mais baixas levam à diminuição da transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Veja, então, você pode hidratá-la!

- Beba, no mínimo, dois litros de água.

- Evite banhos muitos quentes e demorados; evite também se ensaboar demais e usar buchas, que contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a, nossa pele.

- Use hidratante logo após o banho, ainda no banheiro, para aproveitar aquele vaporzinho que fica no ambiente. Isso ajuda na penetração do creme.

- Se sua pele for oleosa e acneica, evite hidratante comum. Opte por um oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratante labial para evitar rachaduras.

- Use filtro solar diariamente.

Fonte: www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno

topo

 

Cuide de sua saúde no inverno

Com a chegada do inverno, o corpo fica mais vulnerável a enfermidades em função das baixas temperaturas, do tempo seco e do aumento da poluição nas cidades. São muito comuns casos de gripe, resfriado, amidalite e bronquite. Veja algumas dicas para se prevenir na estação mais fria do ano:

- Cuide da roupa de cama. Deixá-la no sol antes do uso é muito importante; assim como passá-la a ferro depois de lavar.

- Mantenha a casa arejada.

- Beba bastante água. Hidratar o corpo é fundamental em qualquer época.

- Lave as mãos e evite aglomerações.

- Carpetes e cortinas, assim como bichinhos de pelúcia, não devem fazer parte do cotidiano de pessoas que sofrem de rinite alérgica ou asma.

- Não fume. O hábito de fumar só traz prejuízo à saúde, especialmente, durante o inverno, quando as doenças respiratórias tendem a se intensificar.

- Siga corretamente o calendário de vacinação.

Fonte: www.saudemedicina.com/10-dicas-de-saude-para-o-inverno

topo

 

Conselhos valiosos para mães de primeira viagem

Ser mãe pela primeira vez é uma grande experiência. Mas para muitas mulheres, é uma experiência excessivamente desgastante. Entenda melhor as mudanças e características desse comecinho de vida do bebê, para você aproveitar mais os momentos com menos preocupação:

- É normal chorar. Bebês podem chorar até três horas por dia.

- Ele não sente frio o tempo todo. Ou seja, se estiver muito frio, a criança deve ser bem agasalhada. Se estiver calor, o ideal são roupas leves e fresquinhas.

- A respiração oscilante é normal. A respiração irregular dos bebês é uma das características que mais assusta as mães de primeira viagem. Eles podem mudar de um ritmo ofegante para um ritmo bastante lento ao longo do dia, mas isso é completamente normal.

- Não, ele não é estrábico. Muitas mães ficam observando seus bebês um tanto preocupadas, imaginando que, por eles não conseguirem manter a visão fixa, talvez sejam estrábicos. Isso acontece, porque eles ainda não têm controle da musculatura orbitária, mas é completamente normal.

Fonte: www.minhavida.com.br

topo

Cuidados durante o outono

No outono a alteração brusca de temperatura e baixa umidade do ar podem ser prejudiciais à sua saúde. Selecionamos algumas orientações para você aproveitar esta estação do ano da melhor maneira.

Mantenha o corpo hidratado: no verão, nos preocupamos muito com a hidratação, pois perdemos muito líquido. No outono, não é diferente. As temperaturas são mais baixas, porém o ar fica mais seco. O consumo de líquidos é essencial, principalmente, de água;

Evite ficar muito tempo em locais fechados: a proliferação de alguns vírus é ainda maior nesta época do ano, e locais fechados favorecem isso. É importante sempre deixar janelas abertas para que o ar se renove;

Pratique a higienização a todo momento: estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e, sempre que possível, fazer uso do álcool em gel;

Mantenha uma alimentação balanceada: as síndromes gripais, mais comuns nesta estação, acometem, principalmente, crianças e idosos, que têm o sistema imunológico mais frágil. Ter uma alimentação equilibrada evita que o corpo fique suscetível a contaminações;

Hidrate bem a pele: é comum notarmos que a pele fica mais seca com a chegada do outono, o que pode acarretar rachaduras, irritações e alergias. O ideal é usar um hidratante específico para o rosto e outro, para o corpo. Os banhos quentes devem ser evitados, pois favorecem o processo de ressecamento da pele.

Fonte: www.maisequilibrio.com.br/saude

topo

 

A Saúde da Mulher

    A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. 
O acompanhamento de um médico também é importante para garantir uma vida saudável e sem surpresas.

   Algumas dicas fundamentais que devem fazer parte da vida saudável da mulher:

- Fazer exercícios físicos regularmente;

- Ter uma alimentação saudável que previna deficiências nutricionais;

- Fazer consultas médicas periódicas para manter sua saúde em dia;

- Cuidar de sua saúde mental, fazendo atividades que lhe dão prazer e qualidade de vida;

- Manter um cuidado com a pele, os cabelos, as unhas, para se manter jovem e bonita.

Fonte: http://www.mulheresdicas.com/saude-da-mulher/

topo

 

Como se proteger da Zika

  O Zika vírus é semelhante à dengue e provoca sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele e nos olhos. O seu tratamento é feito com remédios analgésicos, anti-inflamatórios e colírios, sendo proibido o uso de medicamentos com ácido acetil salicílico, assim como acontece na dengue.

  Veja o que pode fazer para prevenir o Zika vírus:

- Usar repelente ajuda a manter o mosquito longe, evitando picadas, mas é importante lembrar que o produto deve ser reaplicado a cada 6 horas para que seu efeito seja mantido;

- É essencial evitar o acúmulo de água parada para prevenir a reprodução do mosquito que transmite a dengue e o zika vírus, pois ele precisa de água para colocar seus ovos e produzir as larvas. Vasos de plantas acumulam água e são ótimos locais para o mosquito se desenvolver;

- Colocar telas em portas e janelas é importante para impedir a entrada do mosquito em casa;

- Cuidado, o lixo de casa pode acumular água e favorecer o crescimento do Aedes aegypt, e por isso é importante fechar bem os sacos plásticos e colocar o lixo na rua apenas nos dias de coleta pelo caminhão do lixo.

Fonte: www.tuasaude.com/como-evitar-o-zika-virus

topo

 

Férias saudáveis: cuidados importantes

    Férias é tempo de relaxar. Mas isso não significa deixar de lado cuidados essenciais com a saúde e a alimentação. O corpo pode sofrer com essas alterações bruscas de rotina e dar trabalho para retomar o ritmo normal ou, pior ainda, sofrer com a baixa imunidade. Só não dá para passar as férias inteiras nos exageros.

    A seguir, os especialistas ensinam como você faz para aproveitar os dias de folga sem prejudicar a saúde ou alimentar preocupações exageradas.

- Comer fora: o melhor é buscar um restaurante por quilo, self-service, com muitas opções de salada, legumes e grelhados

- Consumo de álcool com moderação: escolha os dias de festa para ingerir bebidas alcoólicas, e procure alternar os drinks com copos de água ou sucos, reduzindo naturalmente o consumo de álcool.

- Protetor solar: recomenda o uso de protetor solar com FPS 15, no mínimo, a cada três horas.

- Repelente: bloqueiam os poros das antenas dos mosquitos, e dessa forma, eles não têm como encontrar o cheiro e muito menos o local de onde ele vem. Sem nos encontrar, a chance de que os mosquitos consigam nos picar diminui consideravelmente.

Fonte: www.minhavida.com.br/saude

topo

 

Dezembro Laranja: prevenção e diagnóstico do câncer de pele

       Após o Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Brasil ganha mais uma campanha para lembrar a  prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele: o Dezembro Laranja.

    Segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas e outras lesões benignas. 

    Nós vivemos em um país tropical e com alta incidência solar durante o ano todo. Como consequência disso, o câncer de pele chega a acometer 25% da população brasileira. 

    A principal causa da doença é a radiação ultravioleta e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

    Veja como você pode prevenir o câncer de pele:

    1- Utilize chapéus, camisetas e protetores solares;

    2- Evite exposição solar e permaneça na sombra entre 10h e 16h (horário de verão);

    3- Use filtro solar diariamente e reaplique-o a cada duas horas;

    4- Consulte o dermatologista regularmente.

Fonte: www.marcosdaniel.com.br

topo

 

Novembro Azul: mês de conscientização pela saúde do homem

   O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal. Listamos algumas dicas e orientações para contribuir com o incentivo aos exames preventivos e combater o câncer de próstata: 

    1. Quando se deve fazer o exame preventivo?
Recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso aumenta as chances de risco.

    2. O exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?
Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, fazer uma Ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.

    3. Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os principais sintomas para detectar esta doença são: desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum e sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença. 

    4. Qual o tratamento para o câncer de próstata?
Para doença localizada, são oferecidas as opções de cirurgia, radioterapia e em determinadas situações a observação vigilante. Para doença localmente avançada, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Para doença metastática, ou seja, quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais recomendado é a terapia hormonal.

Fonte: www.digitalmed.com.br/noticia/novembro-azul

topo

 

5 dicas de estilo de vida saudável para crianças   

    Você lembra quando aprendeu a andar de bicicleta? A parte mais importante foi conseguir o equilíbrio certo. O mesmo vale quando se trata de escolher os nossos alimentos, beber água e praticar exercícios físicos. Uma vez que tenhamos aprendido a equilibrar esses fatores, todos os órgãos do corpo funcionarão bem e de forma eficiente. Isso vale para adultos e crianças. Siga estas dicas; é tão fácil como andar de bicicleta!

    1. Comer é divertido...
    Dividir o momento da refeição com a família e amigos, em casa ou na escola é uma ótima maneira de descobrir novos alimentos. É divertido ver a escolha de alimentos das outras pessoas. Aproveite para experimentar!

    2. Coma alimentos variados a cada dia, a variedade é a receita para a saúde
    Para uma boa saúde, necessitamos de mais de 40 tipos diferentes de nutrientes por dia, como vitaminas e minerais. Portanto, coma uma ampla variedade de alimentos em cada dia.

    3. Beba bastante líquido
    Mais de metade do nosso peso é apenas água, por isso é muito importante beber líquidos. Água, sucos de fruta, chás e leite são as melhores alternativas.

    4. Cuidar dos dentes é fundamental!
    Escovar os dentes a cada final de refeição garante uma boca limpa e saudável. Comer alimentos ricos em açúcar ou amidos pode contribuir para o aparecimento de cáries. E nada de comer algo antes de dormir, depois de já ter escovado os dentes!

    5. Mexa seu corpo! Faça atividades físicas todos os dias
    Assim como uma bicicleta pode ficar enferrujada se não for utilizada durante algum tempo, os nossos músculos e os ossos também devem manter-se em movimento. A atividade física é necessária para manter o coração saudável e os ossos fortes. Também pode ser uma boa diversão.

Fonte: www.eufic.org

topo

 

9 dicas para uma vida mais saudável

        Ninguém nunca disse que perder peso e ter uma vida mais saudável seria fácil. Na verdade pode ser a coisa mais difícil que você já teve que fazer. Porém isso não quer dizer que seja impossível, se você está focado na melhora da sua condição atual, siga essas superdicas para guia-lo na direção certa.

    1 - Evite refrigerantes e atenção aos sucos prontos. O consumo de refrigerantes normais está relacionado a diabetes e obesidade, enquanto o de não adoçados (como light, diet e zero) causa piora do funcionamento dos rins. Já a frutose proveniente das frutas e que adoça os sucos prontos, quando consumida em excesso pode provocar aumento da pressão arterial.

    2 - Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições (principalmente à noite). 

    3 - Aumente o consumo de líquido ao longo do dia, preferencialmente água. A ingestão contínua de líquidos mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e o funcionamento do intestino. 

    4 - Prefira alimentos integrais em substituição aos carboidratos refinados. Os integrais levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino.

    5 - Não consuma alimentos muito calóricos no jantar, isso pode prejudicar o sono. Além disso, como o metabolismo fica mais lento à noite, o gasto de calorias nesse período será menor, podendo gerar ganho de peso.

    6 - Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. 

    7 - Durma bem. Para um sono mais tranquilo, evite: refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos extenuantes no período noturno.

    8 - Tenha um hobbie ou faça atividades de que goste bastante, saindo da rotina. É uma ótima maneira de escapar do círculo de pensamentos preocupantes e de manter a motivação.

    9 - Procure informação e ajuda para parar de fumar ou de consumir álcool em excesso. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório.

Fonte: www.einstein.br

topo

 

8 dicas para espantar a preguiça matinal

       Quando a temperatura cai, sair da cama pela manhã parece uma missão impossível! Para manter a temperatura estável, o corpo tem o metabolismo acelerado e queima energia. No frio, esse gasto energético aumenta e, para preservar nossas reservas, tendemos a ficar mais quietos, lentos e preguiçosos. Quer levantar com mais pique? Siga estas dicas:

    1 - Adquira o hábito de se espreguiçar. O movimento melhora a circulação do sangue e comunica ao cérebro que o momento de descanso terminou.
 
    2 - Respire profundamente para ativar a circulação sanguínea e melhorar a captação de oxigênio, pois isso deixará você mais animado.
 
    3 - Tome um banho morno. A água fria pode provocar espasmo muscular, enquanto a quente relaxa muito e dá ainda mais preguiça.
 
    4 - No café da manhã, consuma alimentos leves e nutritivos.
 
    5 - Pratique alguma atividade física pela manhã. O corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia.
 
    6 - Evite as comidas gordurosas e pesadas no jantar. Os alimentos calóricos demoram mais para ser digeridos. Com isso, o corpo tende a poupar energia para ser usada no processo digestivo, e a preguiça aumenta.
 
    7 - Durma cedo! Resista à tentação de ficar até mais tarde vendo TV ou na internet.
 
    8 - Nos finais de semana, relaxe e fique na cama o tempo que quiser! Assim, durante a semana você terá mais disposição.

Fonte: www.portalvital.com

topo

 

6 dicas de saúde para as férias

       Aproveite o período em que você não terá obrigações para estabelecer um ritmo saudável no seu dia a dia. Confira a seguir 7 dicas de saúde para as férias:

    1 - NÃO PULE REFEIÇÕES: para funcionar bem, nosso corpo precisa se abastecer com calorias. Ou seja, para que o corpo quebre moléculas de gordura e outros tipos, ele precisa de energia;

    2 - RECUSE O BOLO DA AVÓ: não coma para agradar os outros. Se você já não está indo regularmente à academia neste mês, não abuse na comida, deixe para comer em outra época do ano em que você estiver praticando atividades físicas;

    3 - BEBA COM MODERAÇÃO: beber demais pode não significar somente uma tremenda ressaca, como também peso a mais na balança. Uma lata de 350 ml de cerveja tem 147 kcal. Pense nisso!;

    4 - DURMA BEM: a cada hora de sono perdida durante a noite, seu corpo libera hormônios que induzem a comer e a ganhar peso;

    5 - CAFEÍNA ESCONDIDA: cuidado com os alimentos que têm cafeína e você não sabe, como é o caso do chocolate, que pode até atrapalhar seu sono;

    6 - FAÇA PLANOS: divida seu tempo. Passe o dia com seus amigos, divirta-se, mas encontre tempo para descansar também. Filmes, séries, dormir à tarde,... são luxos que você só pode se dar durante as férias, aproveite!

Fonte: www.universia.com.br

topo

 

  8 dicas para afastar as doenças no inverno

       No inverno, tendemos a passar mais tempo em ambientes fechados, o que nos deixa mais expostos ao contágio de doenças virais. Já as temperaturas baixas e o tempo seco tornam as vias respiratórias mais sensíveis. No entanto, doenças típicas da estação podem ser evitadas com medidas simples.

    1- Evite ambientes fechados e/ou com muitas pessoas. Se isso não for possível, abra          
        portas e janelas para melhorar a ventilação;

    2- Em caso de contágio, não se medicar sem antes consultar um médico;

    3- Mantenha o ambiente limpo e arejado;

    4- Beba bastante líquido;

    5- Consuma alimentos ricos em vitamina C como limão, laranja e acerola;

    6- Lave as mãos com frequência;

    7- Evite fumar e conviver com fumantes;

    8- Previna-se: tomar vacinas contra a gripe e a pneumonia evitam complicações.

Fonte: www.diariocatarinense.com.br

topo

 

       8 passos para uma gravidez saudável 

       A gravidez é um momento ideal para começar a se cuidar, tanto em termos físicos, como emocionais. A chance de ter uma gestação tranquila e um bebê saudável aumentam se algumas orientações simples forem seguidas:

    1. Organizar e planejar o pré-natal: um bom pré-natal é primordial para a saúde do bebê;

    2. Alimentar-se bem: ter uma dieta balanceada é fundamental, incluindo sempre verduras, legumes, frutas, carboidratos, proteínas e derivados de leite;

    3. Tomar suplemento de ácido fólico, com orientação médica: o único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, desde antes da concepção até o fim do primeiro trimestre da gravidez. Mas a indicação médica para o início do uso de vitamínicos é essencial;

    4. Fazer atividades físicas, com orientação médica: as gestantes devem ter indicações médicas para elaborarem seus programas de exercícios. Adquirir força e a resistência é necessário para sustentação do peso extra da gravidez, mas cada momento da gestação requer uma atenção especial. Procurar orientação de profissionais ajuda a saber o que pode ou não ser feito;

    5. Não tomar medicação sem falar com o médico: isso vale não só para as gestantes. Nunca devemos tomar medicações, sem antes consultar o médico. Na primeira consulta do pré-natal, as gestantes devem perguntar sobre as medicações possíveis, até mesmo as de uso contínuo;

    6. Reduzir o consumo de cafeína: o café, o chá e os refrigerantes à base de cola e guaraná são estimulantes e devem ser evitados no período da gestação;

    7. Parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas: mulheres que fumam e consomem bebidas alcoólicas, têm maior chances de aborto espontâneo e de parto prematuro, além do risco de prejudicarem a formação do bebê. Faz parte das restrições da gestação o fumo e o consumo bebidas alcoólicas;

    8. Descansar é preciso: técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para que as gestantes alcancem o equilíbrio emocional.

Fonte: www.babycenter.com

topo

 

  Páscoa sem culpa: por que o chocolate faz bem à saúde 

    Apesar de ser calórico e conter gordura e açúcar, o que faz do chocolate uma ameaça à saúde não é o doce em si, mas a sua ingestão em excesso. Por isso, mesmo durante a Páscoa é preciso maneirar para aproveitar os vários benefícios do alimento. Em quantidades pequenas, ele não faz mal, não engorda e, melhor ainda, pode até ser bom para a saúde. A confirmação disso está nos resultados de muitas pesquisas científicas que concluíram que o chocolate, especialmente o amargo, pode evitar doenças cardíacas, beneficiar a cognição e até ajudar a emagrecer.

    Os grandes responsáveis por fazer com que o chocolate seja saudável são os               flavonoides. Encontrados no cacau, eles são compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por esse motivo, quanto maior for o teor de cacau do chocolate, melhor para a saúde. 

    Segundo os especialistas, consumir 13 gramas de chocolate amargo por dia já é suficiente para obter os benefícios antioxidantes. Comer muito menos do que isso não  adianta, mas é preciso tomar cuidado com o excesso para evitar ganho de peso. Em média, o chocolate possui 6 calorias por grama. A dica é comê-lo com moderação e, em momentos como a Páscoa, se divertir e consumir um pouco mais, mas não tornar o exagero parte da sua rotina.

topo

 

    Mês da Mulher: Dicas para melhorar a sua qualidade de vida! 

    Filhos, trabalho, casa... Só mesmo uma mulher para dar conta disso tudo! E será que com tantas tarefas, ainda sobra tempo para cuidar da saúde? Segundo os especialistas, um hábito que deve ser mantido é visitar regularmente o Ginecologista.

    Um mal que atinge boa parte das mulheres é a Tensão Pré-Menstrual - TPM. Os seus sintomas podem ser diminuídos com cuidados simples, como evitar o consumo de alimentos com cafeína, refrigerantes, chocolates e diminuir a ingestão de sódio, em razão da retenção de líquidos.

    Atualmente as doenças mais recorrentes entre as mulheres são as do coração, seguidas do câncer de mama. Estas e outras doenças podem ser tratadas com mais eficácia se detectadas em seus estágios iniciais.

    Diante de tantos afazeres, é importante que a mulher mantenha hábitos saudáveis e crie uma agenda com os principais exames periódicos, que ajudam a garantir boa saúde.

topo

 

    Cuidados com o sol no verão

    O sol é indispensável ao nosso equilíbrio e à nossa saúde. Mas cuidado com o excesso! Se o sol provoca uma sensação de bem-estar e um belo bronzeado, seus raios, sem precaução, são prejudiciais à pele. Veja o que evitar neste verão:

    Queimaduras: surge durante os primeiros dias de exposição em uma pele não acostumada e mal protegida. A sensação de ardência tende a desaparecer em dois dias. Como evitá-la: expor-se pouco a pouco, evitando os banhos de sol prolongados e nas horas mais quentes. Para evitar a descamação, aplique produtos hidratantes. 

    Câncer de pele: o melanoma é favorecido por exposições intensas e repetitivas ao sol. As queimaduras sofridas na infância e adolescência constituem um fator de risco importante. Para limitar esse risco não se exponha com tanta frequência. Use chapéu, guarda-sol e camiseta em caso de sol intenso. Consulte seu médico sobre qualquer alteração no aspecto da pele. 

    Envelhecimento: o sol favorece o envelhecimento prematuro da pele provocando um espessamento e perda da elasticidade, com consequente aparecimento de rugas e manchas pigmentadas. Evite exposições prolongadas, proteja a pele com filtros solares e use cremes capazes de restaurá-la. 

    Excesso de transpiração: a transpiração pode ser desconfortável quando acarreta odores desagradáveis, além de favorecer o desenvolvimento de fungos e micoses. Faça sua higiene regularmente com água e sabonete. Aplique antitranspirantes na pele bem seca e use roupas leves e soltas.

topo

 

 

    Físico e saúde em dia

    O ritmo do dia a dia, a preguiça e até mesmo o inverno diminuem nossa disposição de ir à academia.

    Pensando no seu bem-estar, a Farmalife traz uma superdica para você manter a forma dentro de casa. Que tal começar baixando aplicativos de exercícios físicos?

    O Nike Training Club é o aplicativo que reúne diversos treinos pré-determinados. Defina sua intenção, como tonificação ou definição dos músculos de algumas partes do corpo. Siga as instruções através das imagens ou assista aos vídeos para acertar na execução. Está parado há um tempo? Não tem problema. Você tem a opção de selecionar níveis 
diferentes como iniciante, intermediário e expert e treinos que variam de 15 a 45 minutos.

    Caso não adapte-se ao Nike Training Club, listamos outras opções de apps. O importante é não ficar parado. 

    • Daily Workouts FREE - Sem desculpa, exercícios de 5 a 30 minutos.
    • Workout trainer - Opção de conteúdo extra e dicas de profissionais.

    Mas atenção! Alongamento ao começar e terminar os exercícios é essencial. Além disso, consulte um médico e saiba suas reais condições para a prática de atividades físicas. Divirta-se!

topo

 

Cortes ou ferimentos

Em caso de pequenos cortes ou ferimentos leves, sempre realize a limpeza com soro fisiológico, anti-sépticos ou água oxigenada, antes de aplicar a pomada ou cicatrizante.

O curativo deve ser feito duas vezes ao dia; mas vale lembrar que a água oxigenada somente poderá ser utilizada uma única vez para realizar uma limpeza mais profunda (devido ao seu potencial de impedir o processo de cicatrização), os demais curativos devem ser realizados com soro ou antisépticos do tipo clorexidina. Evite cobrir o ferimento quando estiver em casa, isso agiliza a recomposição da pele.

topo

 

Queimaduras

As queimaduras são lesões causadas na pele provocadas por contato direto com: produtos químicos, radiação, calor ou frio, por certos animais e vegetais (como ex.: larvas, água-viva, urtiga), corrente elétrica, entre outros agentes, podendo atingir também os músculos, mucosas, vasos sangüíneos, nervos e ossos e que causam dores de intensidades e graus diferentes, dependendo da extensão das queimaduras, e que podem ainda levar à infecções.

As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e classificadas de acordo com:

1) Agente causador

  • Químicos: produtos corrosivos que podem ser bases fortes ou de origem ácida, como exemplos, temos: álcool, gasolina, bases e ácidos.
  • Físicos: tem origem no calor ou no frio, através de exposição, condução ou radiação eletromagnética. Através da temperatura, temos: líquidos e sólidos ferventes, frio excessivo, chama, vapor, objetos aquecidos, geada, neve, etc. Com a eletricidade temos: raio, corrente elétrica,etc., e com a radiação temos: raios solares, aparelhos de raios-X ou ultra-violeta, nucleares, etc.
  • Biológicos: são as queimaduras provocadas por animais e vegetais, como exemplo temos: Vegetais: Urtiga, látex etc. Animais: água-viva, lagarta-de-fogo, medusa, etc.

2) Grau ou profundidade

  • 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele, causando vermelhidão, inchaço, dor local, às vezes insuportável, sem formação de bolhas.
  • 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele, ou seja, derme e epiderme, causando formação de bolhas, pele avermelhada, com manchas e coloração variável, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele, e possível estado de choque.
  • 3º grau: são as queimaduras mais profundas que atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a coloração torna-se branca ou surge a coloração preta, devido à carbonização dos tecidos.

3) Gravidade e extensão

A conseqüência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área corporal atingida. A maneira mais simples para esta avaliação, embora imprecisa é calcular a área queimada através da “palma da mão do acidentado”, que corresponde à 1% de sua superfície corpórea. De acordo com esta informação temos a seguinte classificação:

a) portador de queimaduras: o acidentado tem menos de 15% da área corporal atingida.

b) grande queimado: a área corporal atingida, ultrapassa 15% (aproximadamente 15 palmos)

c) Ao atingir mais de 40% da área corporal, as queimaduras poderão provocar a morte, e acima de 70% da superfície do corpo atingida as chances de sobreviver são mínimas!

As manifestações locais mais importantes das queimaduras são: perda de líquidos corporais, não há eliminação das toxinas através do suor, formação de substâncias tóxicas, choque causado por dor intensa, destruição de tecidos e infecção.

Cada tipo de queimadura requer um cuidado especial e específico, dependendo do agente causador, da extensão, e da profundidade dos ferimentos, porém de um modo geral, prestam-se os primeiros socorros, e em caso de necessidade encaminha-se a vítima a um posto de atendimento ou hospital

O que nunca deve ser feito em caso de queimaduras:

  • Colocar creme dental
  • margarina ou manteiga sobre o ferimento
  • refrigerante
  • água sanitária
  • Álcool

O que pode ser feito:

  • Molhar com água corrente ou filtrada em temperatura ambiente.
  • Caso de queimaduras de 1º grau, a utilização de pomadas específicas para o caso é aconselhável.
  • Em caso de queimaduras solares leves, a Calamina é um fármaco bem indicado com efeitos de alívio do ardor e tratamento.
  • Em caso de queimaduras químicas ou mais profundas é indispensável a consulta ao médico.

topo

 

Urticária e Brotoejo

No verão há a preocupação com as doenças de pele decorrentes do calor.

A brotoeja chamada pelos médicos de miliária, é uma doença comum, que normalmente aparece após um dia quentee úmido, ou de calor excessivo proveniente do excesso de roupas ou de um ambiente superaquecido. Com o calor, as glândulas sudoríparas ficam obstruídas e inflamadas e devido a isso, o suor não chega à superfície da pele, o que causa uma irritação freqüentemente associada com coceira.

As crianças, e principalmente os recém nascidos são osque mais sofrem, embora adultos também possam ser acometidos deste mal. Pode aparecer em qualquer época doano, mas é comum piorar no verão.

As urticárias, também tendem a piorar com o calor. Se caracterizam por placas elevadas e avermelhadas, inchaço eoutros sintomas que aparecem na pele, acompanhadas de muita coceira. O tamanho das placas varia, podendo serpequenas ou mesmo se juntar formando grandes manchas na pele. As causas mais comuns de urticária são: caspade animais (principalmente de gatos), picadas de insetos, medicamentos, pólen, frutos do mar, frutos secos, ovos, leite ou como resultado de estresse emocional, exposição ao sol ou ao frio extremo, transpiração excessiva edoenças (incluindo lúpus, outras doenças autoimunes e leucemia). O importante é não coçar para que a erupção não espalhe a inflamação, e não deixe cicatrizes.

Algumas pessoas apresentam manchas após ficarem expostas ao sol e muitas vezes se espalham por todo o corpo. São sintomas da urticária solar que pode surgir em qualquer fase da vida e, assim como as outras alergias, também pode ter um fundo genético.

Então, nesse verão, a solução é tomar banhos frios, usar roupas frescas e ficar em ambientes climatizados. Na alimentação, nada de comer doce e alimentos gordurosos, já que eles podem aumentar o calor interno e agravar a erupção cutânea.

Sem dúvida, procurar um médico é a melhor opção para ter um tratamento adequado.

Islanda Garcia, Farmacêutica (CRF-RJ 14235)

topo

 

Problemas respiratórios:

No inverno aumentam cada vez mais os problemas respiratórios, comuns nessa época do ano.

As doenças respiratórias têm sintomas semelhantes apesar das causas diferentes, por isso é fundamental que o paciente seja examinado por um médico para que o diagnóstico seja correto e o tratamento eficaz.

As doenças mais comuns são: gripes, resfriados e a rinite.

No caso do resfriado são inúmeros os vírus responsáveis pela doença. O resfriado tem caráter inflamatório como dor de garganta e coriza, pode ter febre ou dores musculares. Geralmente possui sintomas brandos e o tratamento, na maioria das vezes, é rápido, possibilitando com que o paciente consiga manter suas atividades habituais.

A gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus influenza, e seus sintomas são bem mais fortes dos observados num resfriado. São eles: febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, indisposição e obstrução nasal. Ociclo da doença não ultrapassa dez dias, conforme o sistema imunológico do paciente.

Quais os tratamentos?

  • Muito repouso, alimentação balanceada e ingestão abundante de líquidos.
  • Antitérmicos e analgésicos devem ser administrados conforme orientação médica.

Já a rinite alérgica é a inflamação do revestimento interno do nariz e os sintomas mais comuns são: obstrução e secreção nasal, espirros e coceiras. Geralmente os sintomas são manifestados logo após ter contato com alguma substância que provoca alergia. O mais indicado, é a limpeza do ambiente para que os agentes causadores da alergia sejam tirados Esses famosos bichinhos indesejáveis, são conhecidos como ácaros.

A prevenção começa em casa:

  • Tenha o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia e sempre use lenços descartáveis para evitar a contaminação.
  • Evite ambientes fechados, tapetes, carpetes, cortinas e almofadas, principalmente no quarto de dormir.
  • Dê preferência a piso laváveis e cortinas que possam ser limpas com pano úmido.
  • Nos dias mais secos é importante colocar uma toalha molhada dentro do quarto, uma bacia com água ou até mesmo aparelhos umidificadores de ar.
  • Evite o fumo, ambientes com mofo e umidade, animais de pelúcia e estantes de livros no quarto.
  • Para limpeza da casa, procure não utilizar vassouras e espanadores de pó, prefira o pano úmido diretamente no piso antes do uso de aspiradores de pó.
  • De preferência a vida ao ar livre, esportes podem e devem ser praticados em qualquer idade da vida. 

Ações como essas aumentam as defesas naturais do corpo.

 Andressa Martins Silva Aquino, Farmacêutica (CRF-RJ 12999)

topo

 

Dicas de saúde para o verão

Quando chega o verão, pensamos em passeios, viagens, férias e aderir a um bronzeado dourado e saudável. Mas para aproveitarmos tudo que a estação nos oferece, temos que estar bem com o nosso corpo e assim teremos muita disposição para enfrentarmos dias escaldantes.

Primeiramente, devemos pensar que o sol não está de brincadeira com a nossa pele e a ideia de ficar vermelho edescascando já está fora de moda! É necessário passar um bom protetor solar condizente com seu tipo de pele, antes mesmo de sair de casa, para que fique protegido dos raios ultravioletas A e B, onde A é responsável pelo envelhecimento da pele e a pigmentação, e o B que é responsável pela maioria dos cânceres de pele e estáassociado às queimaduras solares, use e abuse de chapéus, bonés e óculos de sol, pois também são barreiras deproteção para a pele e estão na moda.

Muito comum também é a desidratação neste período o recomendável é beber dois litros de água por dia incluindo preferencialmente água de coco e sucos da fruta. Evite refrigerantes mesmo diet, que embora tenha uma quantidade reduzida de calorias, contém sal, podendo levar a inchaços, celulites e formação de radicais livres.

Enfrentar o calor não é tarefa fácil, e a alimentação é o verdadeiro remédio para dar a energia necessária que precisamos, o recomendável é não deixar de alimentar-se, nada de dietas mirabolantes. A indicação é ingerir alimentos leves, incluir no cardápio legumes diversos, saladas coloridas, carnes magras, peixes e frutas. Evite frituras e atenção redobrada com molhos e maioneses.

Não podemos esquecer as crianças, pois estas também se esquecem de pedir água e só pensam em brincar. Tente introduzir de forma entusiasmante os alimentos e líquidos saudáveis deixando de lado os biscoitos recheados, salgadinhos e etc.

Sempre que puder, use roupas leves e claras, sapatos confortáveis, desfrute da beleza do verão para fazer alguma atividade física, comece com algo que te dê prazer, mas sempre com orientação de seu médico.

Enfim, o bom mesmo é aproveitar a época para cuidar um pouquinho de si mesmo e o segredo está na regularidade.

Christianne Eloy – Farmacêutica (CRF-RJ 16.158)

topo

 

Protetor solar e o inverno:

No inverno, costumamos ficar mais relaxados na utilização de protetor solar. O templo nublado é tão nocivo à nossa pele, quanto o dia ensolarado, já que os raios UVA e UVB ultrapassam facilmente as nuvens. Por isso, um protetor solar adequado ao tipo de pele é essencial em qualquer época do ano. Caso tenha a pele oleosa, dê preferência àqueles com poder matificante e que não obstruem os poros, texturas como serum e gel são os mais indicados. Para a pele seca, o ideal é o protetor com cosmética mais concentrada que hidrata e protege, a textura creme é ideal.

Munike Cavalcante – Farmacêutica

topo



CENTRAL DE ATENDIMENTO
Contato
BELEZA FAZ BEM A SAÚDE
Dicas de Saúde
Dicas de Beleza