Política de Privacidade

Política de Privacidade

1. Quem Somos

A FARMALIFE atua no setor de varejo farmacêutico no Rio de Janeiro, comercializando produtos farmacêuticos, de higiene pessoal e de beleza, operando em 07 lojas, nos principais bairros do Rio de Janeiro.

Desde 2013, pertencemos ao Grupo Profarma, um dos maiores players do setor de saúde no Brasil, com forte atuação em distribuição e varejo.

Temos o compromisso de manter uma relação de confiança e transparência com nossos clientes, prestadores de serviços, fornecedores, candidatos a vagas de empregos e demais Terceiros com quem temos relação (“Você”).

Pensando nisso, elaboramos a presente Política de Privacidade (“Política”) para explicar como os seus Dados Pessoais são tratados, com quem compartilhamos e quais são os seus direitos enquanto Titular. Sabemos que Você se preocupa com os seus dados e, queremos que confie na FARMALIFE.

Por isso, indicamos abaixo as nossas informações de identificação:

FARMALIFE, e demais empresas afiliadas e coligadas da FARMALIFE no Brasil.
CNPJ nº 42.225.938/0001-50.
Endereço: Av. Ayrton Senna 2150, Bloco P 3° Andar, Barra da Tijuca.

Para conhecer melhor nossa estrutura e às empresas afiliadas e coligadas, acesse: https://www.farmalife.com.br/nossa-historia e https://ri.reded1000.com.br/;

Por favor, dedique alguns instantes a conhecer as nossas práticas de privacidade e, caso tenha quaisquer questões, contate-nos pelo e-mail LGPD@PROFARMA.COM.BR ou submeta-nos um pedido através do Portal do Titular.

2. Como coletamos os seus Dados Pessoais?

Seus dados poderão ser coletados de três maneiras: i) fornecidos diretamente por Você, presencialmente nas lojas ou virtualmente através de cadastro em nossos sites e Aplicativos (Apps); ii) coletados de forma automática através de nosso site através de cookies e; iii) fornecidos por Terceiros.

2.1. Fornecidas diretamente por Você

Quando Você voluntariamente nos disponibiliza informações a seu respeito, por exemplo:

• Criar conta – Quando Você se cadastrar em nosso site e ou aplicativo e desejar contratar nossos serviços e/ou produtos, tais como medicamentos, dermocosméticos, vitaminas, higiene pessoal etc., precisará se identificar e disponibilizar dados para a efetivação da compra;

• Fale Conosco – Quando Você se deparar com alguma dúvida, poderá entrar em contato conosco por meio do próprio canal “Fale Conosco”, nos fornecendo os seus dados para receber a resposta requisitada;

• Lojas – Quando Você adquirir nossos produtos presencialmente em nossas lojas físicas, precisará se identificar e disponibilizar dados para a efetivação da compra;

• Newsletter publicitária – Quando Você desejar receber informações sobre nossas promoções, descontos, serviços, produtos, entre outros, precisará disponibilizar seus dados para recebimento de comunicação via e-mail;

• Programa de Relacionamento – Quando Você desejar fazer parte de nosso Programa de Relacionamento Bem Mais, poderá usufruir de benefícios personalizados, atendimento único e novidades sobre saúde e bem-estar. Para isso, precisará disponibilizar alguns dados e realizar o cadastro no Programa;

• Convênios – A FARMALIFE tem parceria com diversas empresas para oferecer descontos especiais a indivíduos elegíveis (“Convênio”), tais como associações esportivas, associações profissionais, empregadores etc. Você poderá informar o número identificador ou de carteirinha do Convênio, facilitando a oferta e utilização de descontos nas nossas Lojas;

• PBM - As indústrias farmacêuticas possuem seus próprios programas de relacionamento direto com o cliente e oferecem descontos em determinados medicamentos (“PBM”). Caso Você seja cadastrado em tais programas, podemos em nome e sob a orientação dos nossos fornecedores, colher dados para verificação de sua adesão nos Programas de Benefícios de Medicamentos – PBMs para concessão de descontos fornecidos pelo fornecedor;

• Trabalhe Conosco - Quando Você quiser participar de nosso processo seletivo, poderá se candidatar e enviar seu currículo pelo site do nosso parceiro especializado. Estamos sempre divulgando novas oportunidades e será um prazer que Você faça parte de nosso time!; e

• Redes Sociais - Quando Você posta algum comentário ou nos envia mensagens pelas nossas redes sociais tais como
Facebook, Instagram, Linkedin

• Call Center – Quando Você utilizar nosso Call Center para pedidos.

2.2. Fornecidas por Terceiros

Quando recebemos seus Dados Pessoais através de Terceiros, exemplos:

• Prestadores de serviço e fornecedores - Poderemos receber de parceiros os seus dados, que nos auxiliam a oferecer serviços e experiências cada vez melhores a Você, tais como parceiros de confiança, parceiros de mídia, fornecedores de dados enriquecidos externos que poderão oferecer à FARMALIFE uma visão diferente sobre os dados pessoais que detemos e plataformas de Terceiros onde operamos contas da FARMALIFE;

• Recrutamento e seleção – Nossos parceiros especializados em recrutamento e seleção poderão nos enviar os seus Dados pessoais, tais como aqueles presentes no currículo (dados cadastrais, histórico profissional etc.) para dar andamento ao processo seletivo.

2.3. Automaticamente

Em algumas situações, também poderemos coletar Dados Pessoais automaticamente dos dispositivos que você utiliza ao acessar o nosso site. Essas informações nos auxiliam a gerar estatísticas de acesso e, assim, conhecer melhor o nosso público.

Isso é importante para que possamos aperfeiçoá-lo cada vez mais e adequá-lo ao maior público possível. Alguns desses dados podem ser coletados por meio de cookies ou tecnologias similares para obtenção de Dados Pessoais sempre que o seu navegador de internet acede aos nossos websites ou publicidades e a outros conteúdos oferecidos pela FARMALIFE ou em seu nome em outros websites.

Para saber mais, consulte os nossa Política de Cookies disponível em : https://www.farmalife.com.br/servicos/politica-de-cookies

Destacamos que os cookies necessários são essenciais para o normal funcionamento do nosso website, sendo que a oposição à utilização desta ferramenta poderá implicar na inutilização de sua experiência ou na suspensão de seu acesso.

2.4. Disponíveis publicamente

Há, também, a possibilidade de coletarmos informações suas que se encontrem disponibilizadas publicamente, incluindo, mas não se limitando a, mídias sociais (como, Instagram, Facebook etc.) e, eventualmente, em base de dados públicos.

3. Quais Dados Pessoais seus nós tratamos?

Respeitando sua privacidade, reconhecemos a importância de limitar o tratamento de Dados Pessoais ao mínimo necessário, de modo que coletamos e tratamos somente os dados que consideramos relevantes e proporcionais para alcançar a finalidade pretendida.

Os tipos de Dados Pessoais que coletamos sobre Você variam conforme a relação que você opte por estabelecer conosco, como cliente, consumidor, fornecedor, prestador de serviço, visitante, parceiro, entre outros.

Para maior clareza, agrupamos os principais Dados Pessoais tratados por nós em categorias, conforme segue:

• Dados Cadastrais - Como o seu nome, sexo, data de nascimento e CPF.

• Dados de Contato - Como endereço, CEP, telefone e endereço eletrônico (e-mail);

• Dados Financeiros – Como informações de conta corrente, agência bancária e dados do cartão de crédito;

• Informações Comportamentais - Como perfil de consumo, preferências de compra, histórico de navegação/geolocalização, padrão de uso de redes sociais e outras informações relacionadas ao comportamento do usuário.

• Dados Sensíveis: Dados de receita médica e dados relativos ao histórico de compras de medicamentos ou produtos de saúde em nossa rede de farmácias e canais digitais.

• Atributos associados aos seus dispositivos eletrônicos - como endereço IP, provedor de acesso, sistema operacional, navegador (tipo, versão, opções habilitadas e plug-ins instalados), configurações de vídeo (tamanho/resolução e quantidade de cores), data e hora do acesso e páginas vistas através de cookies, histórico que a FARMALIFE agrega com informação similar de outros consumidores etc.

• Informações provenientes de Terceiros - Informações compartilhadas por Terceiros com a FARMALIFE, como informações oriundas de sua interação conosco, bem como a de outros utilizadores.

4. Para que finalidade utilizamos os seus Dados Pessoais?

Coletamos e tratamos os seus Dados Pessoais apenas para finalidades específicas e limitadas, através dos seguintes propósitos:

• Viabilizar um serviço/produto adquirido por Você ou executar um contrato celebrado conosco: Quando você adquire um serviço/produto ou celebra um contrato conosco, tratamos seus dados pessoais para possibilitar a prestação do serviço ou entrega do produto, gerenciar pagamentos e registrar você como cliente.

• Comunicação: Utilizamos seus dados pessoais para processar e responder às suas solicitações, interações e fornecer atualizações relevantes ao seu relacionamento conosco.

• Cumprir obrigações legais ou regulatórias: Para o atendimento das nossas obrigações dispostas em lei e/ou regulações de órgãos governamentais e de ordens ou requisições de autoridades competentes ou do Poder Judiciário. Isso inclui, por exemplo, a obrigação na emissão de nota fiscal dos produtos/serviços prestados, fornecimento de medicamentos do Programa de Farmácia Popular, cumprimento de obrigações legais de retenção de Receitas Médicas e envio de informações para a ANVISA e, efetivação de ordem judicial demandada por uma autoridade pública;

• Permitir o exercício regular de nossos direitos: Mesmo após o término da sua relação conosco, podemos tratar alguns de seus Dados Pessoais para exercer nossos direitos garantidos por lei, inclusive como prova em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;

• Avaliar e aprimorar nosso atendimento: Realizamos pesquisas de negócio e de satisfação do cliente para avaliar e aprimorar nosso atendimento, inclusive por meio de entrevistas presenciais nas lojas;

• Publicidade: Utilização de dados de cookies e outros para prospectar novos clientes e parceiros segmentar de públicos-alvo, personalizar conteúdo e direcionar publicidade;

• Recrutamento e seleção: Tratamos seus dados pessoais para possibilitar a sua candidatura em nossas vagas de emprego, entrar em contato telefônico ou e-mail e agendar de entrevistas e dar continuidade no processo seletivo.

5. Com quem compartilhamos os seus Dados Pessoais?

Para viabilizar nossas atividades, é possível que tenhamos que compartilhar seus dados pessoais. Abaixo, apresentamos algumas situações em que isso pode acontecer:

• Entre as empresas do Grupo – eventualmente, compartilhamos seus dados visando atender aos legítimos interesses das empresas do Grupo relacionados à promoção e suporte de nossas atividades;

• Com fornecedores de serviço, parceiros comerciais e Terceiros - podemos compartilhar seus dados pessoais com fornecedores e prestadores de serviços da FARMALIFE, que auxiliam na execução de contratos e na disponibilização de produtos e serviços.

• Com clientes - Em determinadas circunstâncias, podemos oferecer benefícios e parcerias com nossos clientes que requerem o uso e compartilhamento de dados com terceiros.

• Com autoridades públicas – Para cumprir obrigações legais às quais estamos sujeitos, podemos compartilhar dados com autoridades públicas ou órgãos oficiais, quando solicitados ou previsto expressamente por lei.

6. Medidas de segurança para a proteção dos seus Dados Pessoais

A segurança dos seus Dados Pessoais é uma prioridade absoluta para a FARMALIFE. Temos políticas e protocolos internos rigorosos que garantem o tratamento correto e seguro das suas informações.

Além de medidas organizacionais e de governança, adotamos diversas medidas técnicas que proporcionam ainda mais segurança aos seus Dados Pessoais, tais como:

• Controle rigoroso do Tratamento de Dados Pessoais, incluindo limitação de acesso e, acesso protegido por senha;
• Implementação de um programa de segurança da informação;
• Proteção dos nossos ambientes de tecnologia da informação;
• Utilização de segregação de acesso a Dados Pessoais;
• Orientações para proteção de senhas;
• Acesso a serviços, exclusivamente por redes seguras; e
• Utilização de ferramentas como encriptação, pseudonimização e anonimização dos Dados Pessoais, sempre que possível.
O acesso aos seus Dados Pessoais é restrito aos nossos funcionários e agentes, limitado àqueles que realmente precisam ter conhecimento dessas informações e, está sujeito a rigorosas obrigações contratuais de confidencialidade quando processados por terceiros.

7. Período de armazenamento dos seus Dados Pessoais

Seus Dados Pessoais serão armazenados pelo tempo necessário para concretização da finalidade da coleta, em especial para garantia dos benefícios dos nossos programas de relacionamento, à exceção da necessidade de armazenamento por maior período para cumprir obrigações legais, proteger direitos e/ou cumprir acordos judiciais/extrajudiciais.

Ao determinar o período de armazenamento de seus Dados Pessoais, levamos em consideração os seguintes critérios:

• Se existe obrigação legal, regulatória, contratual ou qualquer outra de reter seus Dados Pessoais, ou se necessários em processos administrativos, judiciais ou arbitrais; e

• Se necessários para manter registros comerciais e financeiros.

Por exemplo, quando Você efetuar uma aquisição de nossos produtos ou serviços, manteremos os dados relativos à sua transação para cumprir o contrato específico que foi celebrado. Após esse período, manteremos os seus Dados Pessoais durante um período que nos permita lidar ou responder a qualquer reclamação relativa ao negócio jurídico efetivado.
O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nas seguintes hipóteses: (i) verificação de que a finalidade foi alcançada ou de que os dados deixaram de ser necessários ou pertinentes ao alcance da finalidade específica almejada; (ii) com o fim do período de tratamento dos dados; (iii) por solicitação do titular; ou por determinação dos órgãos competentes.
Realizaremos revisões periódicas dos Dados Pessoais que possuímos e os eliminaremos de forma segura, ou em alguns casos os tornaremos anônimos, quando cessar a obrigação legal, comercial ou do consumidor para que sejam mantidos.

8. Quais são os seus direitos e como você pode exercê-los junto à FARMALIFE?

Você tem assegurado todos os direitos relativos aos seus Dados Pessoais previstos pela lei, incluindo, mas não se limitando a:

• Ter a confirmação de que os seus dados são tratados por nós;

• Acessar os dados coletados;

• Corrigir os seus dados caso estejam incompletos, desatualizados ou não forem exatos;

• Solicitar que os dados armazenados sejam transferidos para outra instituição (portabilidade de dados);

• Pedir que seus dados sejam excluídos, bloqueados, eliminados ou tornados anônimos, se forem desnecessários, excessivos ou tratados de forma diferente do que garante a lei;

• Pedir que os dados tratados com consentimento sejam excluídos;

• Ser informada(o) sobre a possibilidade de consentir o uso de dados e sobre as consequências no caso de não consentir;

• Retirar a permissão de Tratamento de seus Dados Pessoais (revogar o consentimento);

• Receber informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais; e

• Solicitar a revisão de decisões unicamente automatizadas que afetem seus interesses.

Caso Você queira solicitar qualquer um desses direitos, contate-nos pelo e-mail LGPD@PROFARMA.COM.BR ou submeta-nos um pedido através do Portal do Titular.

Em circunstâncias específicas, é possível que a sua requisição não seja atendida. Nestes casos, nós explicaremos os motivos que justificaram o não atendimento.

Requisições que envolvam Dados Pessoais e/ou documentos de outros Titulares não serão atendidas, exceto mediante procuração, poder parental ou outra hipótese que autorize o exercício do direito de outro Titular por Você.

9. Links para sites de Terceiros

Podemos fornecer links para outros sites que não são operados e controlados por nós.

Não temos controle sobre o conteúdo desses sites e, nem sobre o modo como os Terceiros responsáveis por eles coletam e usam as suas informações pessoais. Não promovemos sites de Terceiros nem fazemos quaisquer declarações sobre eles.

Os sites de Terceiros poderão ter as suas próprias políticas de privacidade que disponham sobre o uso e compartilhamento de suas informações pessoais.

Recomendamos a leitura atenta dessas políticas de privacidade para garantir que você esteja ciente com o modo e a forma que as suas informações pessoais estão sendo coletadas e compartilhadas por estes Terceiros.

10. Alterações da Política

ESTA POLÍTICA ALTERA E SUBSTITUIU A POLÍTICA DE PRIVACIDADE ANTERIOR EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS. EM CONFORMIDADE COM AS DISPOSIÇÕES DA LGPD, A FARMALIFE CONTINUARÁ A TRATAR SEUS DADOS PESSOAIS JÁ COLETADOS DE ACORDO COM ESTA POLÍTICA. CASO NÃO CONCORDE COM ESSE TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS, BASTA SOLICITAR O CANCELAMENTO DO SEU CADASTRO.
Reservamo-nos o direito de alterar as disposições desta política a nosso critério e a qualquer momento. Toda vez que alterarmos os termos desta Política, estas serão válidas, eficazes e vinculantes após sua divulgação em nossos sites e aplicativos da FARMALIFE.
Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que seja considerada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições desta Política, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

11. Como contatar a FARMALIFE?

O Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) nomeado pela FARMALIFE pode ser contatado no endereço da FARMALIFE na Av. Ayrton Senna, número 2150, Bloco P, 3º andar, Cidade Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22775-900, CNPJ/ME Nº 42.225.938/0001-50 ou pelo e-mail lgpd@profarma.com.br.

Quando recebemos dúvidas de privacidade ou pedido de acesso aos dados temos uma equipe dedicada que efetua a triagem dos contatos e busca responder à questão ou dúvida específica levantada. Caso a sua questão seja mais específica, buscaremos obter mais informação para fornecer uma resposta mais adequada. Todos estes contatos relevantes receberão uma resposta em um prazo razoável estabelecido por lei.

É possível que algumas das informações aqui disponibilizadas sejam atualizadas ou alteradas. Portanto, recomendamos que Você consulte este Aviso de Privacidade periodicamente. Quando houver alguma alteração, iremos informar em nossa página inicial e através de SMS.

Exercite seus Direitos como Titular de Dados através do link: https://titular.farmalife.com.br/titular_farmalife

Entre em contato: DPO Responsável - através do e-mail: lgpd@profarma.com.br.

Última atualização 31/08/2023

Glossário

Para que Você consiga compreender completamente este Aviso, indicamos abaixo alguns termos e conceitos importantes.

Termo/Expressão Significado

Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

É o órgão da administração pública federal responsável por zelar pela proteção de Dados Pessoais e por regulamentar, implementar e fiscalizar o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal nº13.709/2018.) no Brasil.

Dados Pessoais

São as informações relativas a uma pessoa natural identificada ou que permitem a sua identificação, direta ou indiretamente. Além de informações básicas de identificação, a exemplo de nome, número de identificação, dados de localização, são também considerado Dados Pessoais outros dados que estejam relacionados com uma pessoa natural, tais como seus hábitos de consumo, sua aparência e aspectos de sua personalidade.

Dados Pessoais Sensíveis

Qualquer Dado Pessoal que diga respeito à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, bem como dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico.

Encarregado

Também conhecido como Data Protection Officer ou DPO, é o profissional responsável por atuar como canal de comunicação entre a FARMALIFE, os Titulares e a ANPD. Um dos seus objetivos é garantir que a FARMALIFE esteja em conformidade com as leis e normas relativas à privacidade e proteção de Dados Pessoais.

Terceiros

Refere-se, mas não está limitado, a toda e qualquer pessoa física ou jurídica que a FARMALIFE se relacione ou venha a se relacionar, prestador de serviços, fornecedor, consultor, parceiro, terceiro contratado ou subcontratado.

Titular

Pessoa Física a quem se referem os Dados Pessoais. Pode ser nosso cliente, prospect/lead, parceiro, fornecedor, consumidor, candidato à vaga de emprego.

Tratamento

É qualquer atividade realizada com Dados Pessoais, como coleta, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, atualização, comunicação, transferência, compartilhamento e extração.